Lições de Vida
Histórias Inesperadas
Será que as famílias de Luiz e Daniel poderiam imaginar que aqueles dois meninos fugitivos chegariam a ser alguém na vida? Será que eles alguma vez chegaram a ter notícias dos meninos? Você não precisa tentar imaginar a resposta, pois ela está aqui mesmo:
Depois de formados e com a vida bem estabilizada, tanto Daniel quando Luiz voltaram às suas respectivas cidades para reencontrar as suas famílias. Luiz trouxe seus pais para morarem com ele em São Paulo e cuidou deles pelo resto das suas vidas. Interessante que seu pai, que antes era duro e severo com o filho, passou a respeitá-lo e admirá-lo por ter vencido na vida como venceu e ter se tornado um doutor.
Algo semelhante aconteceu com Daniel. Sua família levou um tremendo susto quando ele apareceu em casa, pois imaginavam que estivesse morto, depois de tantos anos sem dar notícias. Ele também trouxe seus pais para morar em São Paulo, onde providenciou para eles uma casa toda mobiliada.
Luiz e Daniel poderiam facilmente ter se desviado pelo caminho das drogas, do álcool e do crime, coisas com as quais conviviam nas ruas; mas não o fizeram. Poderiam ter rejeitado para sempre suas famílias; mas não o fizeram. Poderiam ter perdido a fé durante seus anos de miséria e sofrimento, tornando-se revoltados e negando a existência e o amor de DEUS, como tantas pessoas o fazem ao menor sinal de infortúnio na vida. Poderiam até mesmo agora, depois de estarem bem estabelecidos e com uma vida próspera, abdicar da gratidão a DEUS e do reconhecimento pelo que receberam dEle, como muitas pessoas o fazem quando sobem na vida. Mas eles não o fizeram.
A maioria dos seres humanos passa por momentos na vida que tendem a fazer com que DEUS seja rejeitado ou esquecido. Luiz e Daniel também passaram por momentos assim, talvez muito mais do que a maioria de nós; mas eles aproveitaram as diferentes fases da vida como lições a serem aprendidas. Por esse motivo eles hoje podem, mais do que nunca, desfrutar da plenitude do amor e cuidado do Pai celeste e também ser uma luz neste mundo de trevas e sofrimento. Ambos são cristãos que têm compromisso com DEUS e seu testemunho de vida tem sido uma inspiração para muitas pessoas.
A vida dos dois lembra a de outra pessoa cuja história é relatada na Bíblia, no livro de Gênesis, nos capítulos 37 a 50. Leia-a. José foi maltratado pelos irmãos, vendido como escravo por eles próprios, acusado injustamente de um crime que não cometeu e lançado numa prisão para lá ser esquecido. Mas assim como Daniel, e Luiz, na atualidade, José soube confiar em DEUS, fazer o melhor dentro do que estava ao seu alcance e esperar; e foi elevado ao patamar mais alto que a vida poderia lhe oferecer.
As vidas de José no passado e de Luiz e Daniel no presente são uma prova do que DEUS pode fazer por mim e por você, se lhe dermos a oportunidade de agir. Mas Ele não vai além da nossa confiança e da permissão que Lhe damos de ser o SENHOR da nossa existência; portanto são as nossas decisões que estabelecem a eficácia do plano dEle em nosso favor.
Uma lição adicional que deve ser aprendida tanto pela vida de José como de Daniel e Luiz é que não devemos esperar sentados e de braços cruzados. Todos os três procuraram aprender como podiam e ser eficientes em tudo que lhes vinha à mão. Há uma expressão conhecida popularmente que diz: “DEUS é pai, não padrasto”. Essa é uma grande verdade no sentido da ligação íntima e amorosa que Ele quer ter conosco. Mas podemos acrescentar que Ele não pode fazer muito por quem quer ser apenas “filhinho de papai”, negligenciando assumir responsabilidades e agir com a nobreza que deve ter um filho do DEUS Altíssimo. Porte-se como um filho de DEUS, agindo como Ele espera que você aja, confiando nEle de todo o seu coração, e você verá do que Ele é capaz! Normalmente não é da noite para o dia, como nas vidas de José Daniel e Luiz, mas DEUS nunca desaponta os que nEle confiam.
Para todos que desejam ter uma experiência assim, a chave para conhecer o plano de DEUS, que pode transformar nossa vida num milagre, só será descoberta por meio do estudo da Bíblia e da oração. Sem esse recurso jamais saberemos como dar a DEUS a chance de agir como Ele deseja e, provavelmente, acabaremos atrapalhando os planos dEle, ainda que tentando acertar, pensando que estamos fazendo a “nossa parte”. Não se pode descobrir o plano de DEUS e agir em parceria com ele por “adivinhação”; é preciso ter relacionamento com Ele - e os recursos que temos para isso são a Bíblia Sagrada, por meio da qual aprendemos dEle, e a oração, por meio da qual conversamos com Ele sobre tudo da nossa vida.
Pouco valor é dado, atualmente, ao estudo das Escrituras Sagradas, embora ela seja o livro mais vendido em todo o planeta. Mas ela tem relevância maior do que se imagina e seus ensinos são capazes de surpreender as mentes mais brilhantes. Até hoje ela é o livro de estudo diário dos doutores Daniel Silva e Luiz Cietto.
“Viste o homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior” (Provérbios 22:29. - ACF) Esta é uma afirmação bíblica confirmada pelas vidas de Daniel, Luiz e José; e as Escrituras têm muitas outras ainda que podem ajudar a elevar a sua vida mais do que possa imaginar.
Posso acrescentar aqui o meu testemunho pessoal a respeito, pois aos seis anos de idade eu já lia a Bíblia com facilidade, três anos antes de eu poder entrar no primeiro ano da escola primária. Seu estudo constante me deu facilidade no uso da língua portuguesa ao ponto de que tive o privilégio de tirar nota dez em situações nas quais todos achavam isso completamente improvável. Entre muitas áreas nas quais já atuei está a de escritor, colocando em suas mãos estes relatos. E atribuo, mais do que a qualquer outra coisa, ao estudo da Bíblia, a capacitação que recebi para manejar com naturalidade tanto a leitura como a escrita.
Faça a prova e descubra se a Bíblia pode ou não ser relevante para você e elevar a sua vida. Você não tem nada a perder!
Receba periodicamente publicações como esta em seu WhatsApp
enviando uma mensagem para
+55 (19) 9 9604-3638
(o número não recebe chamadas, apenas mensagens).
|
|
Texto extraído do livro
Histórias Inesperadas
da Editora Luzes da Alvorada.
Contato / Pedidos
|
|
|