Fora de Controle
Histórias Inesperadas

Dizem que quando uma pessoa fica fora de si é que podemos ver com clareza o que existe dentro dela. O fato é que, depois de explodir, a pessoa nunca consegue recuperar todos os “pedaços” e reparar completamente a má impressão que causou na mente dos outros. Elas podem até dar as melhores explicações do mundo e os seus amigos podem até dizer que concordam; mas alguns estilhaços irão ficar para sempre na memória dos que assistiram a cena, colocando em dúvida a índole do “homem bomba”.

Todos gostam de ver pessoas cativantes, cordiais, alegres, bem-educadas, mansas, pacientes, etc. Mas nem todos estão dispostos a ser assim. Muitos querem ver bons exemplos, mas poucos querem dar um bom exemplo. Uma sociedade melhor não surge por causa dos protestos para que todos colaborem e façam a sua parte. Basta que eu e você façamos o que é correto e talvez alguém sinta que vale a pena seguir o nosso exemplo.

A melhor maneira de mudar o mundo é mudar a mim mesmo e o melhor jeito de ser feliz é fazendo os outros felizes. Sabe por que muitos não aceitam isso e não conseguem ser felizes? Porque o egoísmo não deixa. Abra a sua Bíblia e leia o “Sermão da Montanha”, nos capítulos 5 a 7 de Mateus. Preste atenção aos detalhes e lembre-se de que a palavra “bem-aventurado” significa “feliz”; essa é, portanto, uma ótima receita para a verdadeira felicidade. As regras do SENHOR JESUS seguem pela contramão da tendência popular. Mas o que é mais importante, ser mais um que faz o que qualquer um consegue fazer ou ser feliz?

Os egoístas sentam-se preguiçosamente no trono da própria existência e acham que é natural que os demais devam admirá-las, amá-las e respeitá-las. Acham que o pouco que fazem merece elevado crédito e se ressentem quando alguém não reage da forma que esperam. Mas a imposição e a exigência não tornam uma pessoa verdadeiramente grande, assim como não fizeram Adolf Hitler ser coisa que prestasse. Muitos pequenos ditadores em potencial só não causam desgraças avassaladoras por falta de oportunidade.

Na contra-mão de tudo isso vem um método de se conseguir a verdadeira grandeza, o qual pode levar uma pessoa a ser muito amada, admirada e respeitada; mas esse método não serve para preguiçosos. Ele está escondido nas palavras do SENHOR JESUS: “todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; e, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo” (Mateus 20:26 e 27 - ACF). Pouquíssimas pessoas descobrem com facilidade a lição de sabedoria existente nessas palavras; a maioria enxerga nelas apenas uma declaração depreciativa recomendando resignação e auto-aniquilação. Mas considere: até os animais gostam de ficar perto de quem lhes dá carinho, comida e cuidado; ou seja, até os animais são atraídos para quem lhes faz o bem. A pessoa que quer ser amada deve abandonar a concha da auto-preservação egoísta e dedicar-se a ser uma demonstração viva de altruísmo desinteressado, amor e compaixão; caso contrário, terá que passar o resto da vida tentando entender por que as coisas não saem como elas gostariam.

O amor verdadeiro, que é capaz de mudar a vida das pessoas, não deve ser confundido com a paixão e nem ser considerado moeda de troca. Manifestar “amor interesseiro”, na esperança de conseguir algo das pessoas, nunca dá bom resultado. Somente o amor sincero e verdadeiro tem as características descritas no capítulo 13 de 1º. Coríntios. Tragicamente, muitos lêem o citado capítulo aplicando as regras nele contidas aos outros e não a si mesmos; quando não abrem “exceções”, excluindo-se da necessidade de seguir aquilo que consideram “regra exagerada”.

Você quer uma comunidade melhor? Torne-se você a melhor pessoa da comunidade. Quer que as pessoas façam o bem? Não diga o que elas devem fazer; faça você o que é bom a fim de que as pessoas descubram que o bem funciona. Quer um mundo diferente? Seja você a pessoa que fará a diferença no mundo.

Receba periodicamente publicações como esta em seu WhatsApp
enviando uma mensagem para

+55 (19) 9 9604-3638
(o número não recebe chamadas, apenas mensagens).


Texto extraído do livro
Histórias Inesperadas
da Editora Luzes da Alvorada.
Contato / Pedidos